top of page

Como funciona a Terapia de Casal?



Eu tenho utilizado em meus atendimentos, um formato terapêutico chamado de Terapia Comportamental Integrativa de Casais (IBCT).


Cabe mencionar que se trata de uma terapia baseada em princípios e não protocolar, no sentido de que não há um “listinha” do que se fazer em cada sessão.


A Terapia Comportamental Integrativa de Casal (IBCT) consiste em duas grandes fases: avaliação e intervenção.


As sessões iniciais, fazem parte da fase de avaliação, e têm como objetivo compreender e conceituar os problemas apresentados pelo casal e avaliar se o casal é adequado para a terapia de casal [pois nem todos são].


Assim, na primeira sessão, eu costumo atender o casal. A 2ª e 3ª sessão, eu realizo de forma separada, com cada um dos parceiros. Na quarta sessão, a sessão de feedback, acontece com o casal junto novamente e eu compartilho o resultado da minha avaliação, contando como eu compreendi as dificuldades do casal e como iremos trabalhar na terapia.


Depois dessa sessão, os parceiros possuem um tempo para pensar e decidir se querem dar continuidade à terapia, se o meu método de trabalho faz sentido para eles, se sentem confortáveis e se estão dispostos a se comprometerem nesse processo terapêutico.


Durante a fase de intervenção (ou fase ativa), vejo o casal semanalmente, em encontros de aproximadamente uma hora.



Comments


bottom of page